PNCF - Programa Nacional do Crédito Fundiário

 

Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) também conhecido por Terra Brasil foi criado pelo Governo Federal em 2003, e o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) é o órgão responsável pelo gerenciamento no Estado de Alagoas.

Trata-se de uma ação complementar ao Plano Nacional de Reforma Agrária, sendo um instrumento para a democratização ao acesso à terra, combate à pobreza rural e consolidação da agricultura familiar.

O Iteral acompanha cerca de 3.500 famílias camponesas beneficiadas no PNCF e abrange 38 municípios. As unidades produtivas estão distribuídas nas regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão alagoano. 

Atualmente, são 1.170 famílias com contratos vigentes (individuais e coletivos) que continuam trabalhando na terra e pagando suas parcelas; além disso, 2.254 conseguiram liquidar seus contratos nos bancos. 

  

 

OBJETIVOS:

 
 
  • Oferecer condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento e estruturar a propriedade; 
  • Investir na construção da casa; 
  • Preparar o solo; 
  • Comprar implementos agrícolas; 
  • Contratar Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

 

 

QUEM PODE PARTICIPAR?

 

Trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra, com idade entre 18 e 65 anos, que comprovem ter experiência de, no mínimo, cinco anos em atividades rurais nos últimos 15 anos.

Jovens rurais, com idade entre 16 (emancipados) e 19 anos, que comprovem dois anos de atividades junto ao grupo familiar, como aluno de Escola Técnica, Centros de Formação por Alternância e instituições similares.  

O/a agricultor/a não pode ser funcionário público, nem ter sido assentado ou ter participado de algum programa que tenha recursos do Fundo de Terras da Reforma Agrária. Não pode, ainda, ter sido dono de imóvel rural maior que uma propriedade familiar, nos últimos três anos.

 

 

 Saiba mais: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/agricultura-familiar/credito

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2022 - 2024 - Versão 1.0

    menu