GERPAF - Gerência Executiva de Políticas Agrária e Fundiária

A Gerência de Política Agrária e Fundiária possui como atribuições: a reordenação fundiária; cartografia; geoprocessamento; discriminação de terras; titulação e controle; assistência técnica e mapeamento das Comunidades Quilombolas e Indígenas, além de desenvolver atividades de cidadania nos assentamentos.

Na coordenação encontra-se o engenheiro agrônomo Severino Araújo, que desde 2008 atua como gerente de Política Agrária e Fundiária no Iteral e há vinte anos também é o diretor da Unidade Técnica Estadual (UTE) do PNCF no Estado de Alagoas. Com uma vasta experiência profissional, ele atuou nas Nações Unidas – FAO (FAO, sigla do inglês Food and Agriculture Organization) – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação; foi diretor executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) na regional Norte/Nordeste e trabalhou como diretor de Extensão Rural nos Estados do Piauí, Amapá e Roraima.

Estão vinculados à esta gerência do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) os  quatro núcleos fundiários regionais  localizados nos municípios de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia; além do escritório regional situado no município de União dos Palmares.